Todos sabemos como o nosso país é burocrático e para abrir uma empresa temos que sofrer com esse problema. Neste exato momento estou abrindo uma empresa e estou passando por todos os problemas que a burocracia impõe. Antes de começar essa 'saga', pesquisei sobre o assunto e não encontrei nada que me ajudasse, nenhum post que me indicasse o caminho das pedras. Foi ai que surgiu a ideia de escrever um post sobre o assunto para facilitar a vida de quem quer abrir uma empresa. Não vou colocar tudo em um único post para não ficar cansativo e porque tenho certeza que mais capítulos (digo obstáculos) virão.
O PRIMEIRO PASSO é definir um nome para a empresa (Razão Social) e o Nome de Fantasia da empresa. Existe uma Instrução Normativa que define como deve ser o nome da empresa. Isso é muito importante e recomendo a leitura dessa Instrução Normativa.
O SEGUNDO PASSO é definir as atividades econômicas que a empresa irá exercer. Segue o link para acessar o site do IBGE que possui todos os códigos CNAE que corresponde a uma atividade econômica. Você deve listar UMA atividade principal e as DEMAIS atividades secundárias que a empresa irá exercer.
O TERCEIRO PASSO é definir a natureza jurídica da empresa. Segue o link com as tabelas de naturezas jurídicas.
O QUARTO PASSO é redigir o CONTRATO SOCIAL. Existe um modelo de contrato social no site do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio) com todos os itens necessários. É interessante usar esse modelo, porque esse é o modelo sugerido por eles.
O QUINTO PASSO é imprimir três vias do Contrato Social e autenticar a(s) assinatura(s) do proprietário ou sócios da empresa em um Cartório. É OBRIGATÓRIO a assinatura de um advogado que dará o visto no documento elaborado. Tire uma cópia AUTENTICADA do RG e CPF dos proprietário ou sócios da empresa. Junto com os documentos, tire também uma cópia do Comprovante de Residência.
Custo: O custo de autenticação de assinatura e autenticação de cópia varia muito de estado para estado. É interessante consultar o valor para não ser pego desprevenido. No meu caso (estado do Amazonas), as três vias do contrato social com 6 assinaturas (incluindo do advogado) custou R$ 60,84.
Dica: reúna as autenticação de assinaturas dos integrantes em um cartório só, isso ajuda bastante.
Pegadinhas:
- Cuidado com o nome que for colocar na empresa. No meu caso, no nome da minha empresa existe a palavra 'Automação', indicando que vou trabalhar com isso. Então, automaticamente deve ter essa atividade econômica na minha lista de atividades.
- No estado civil, se um dos integrantes se apresentar como casado ou que convive em união estável, adicione uma cópia autenticada do documento que comprova o seu estado civil.
Até o momento, só citei passos que reúne os documentos. No próximo post colocarei os passos que devem ser feito na Junta Comercial e Receita Federal.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário